quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Um nozinho de coco e muitas histórias

Mais uma receita que aprendi com a minha prima Terumi, do Paraná. Ela tem um bom acervo de receitas boas, e muitas delas foram passadas pela mãe. Sempre quando pode, ela pede para a mãe uma nova receita. E olha que ela não era muito chegada em cozinha. Depois que casou teve que aprender e acabou gostando do fazer . Este docinho lembra um bolinho de chuva, só que mais levinho. A calda, leva leite de coco, que já foi uma invenção da Terumi. Dá um gostinho especial. A receita dá um pouco de trabalho, mas cá entre nós, isso deixa ainda mais gostoso.



Nozinhos de coco

receita de Terumi Takaki

1 lata de leite condensado
1 + 1/2 lata de água
1/2 lata de óleo
4 ovos
2 envelopes de fermento biológico instantâneo
Cerca de 1 a 1,5 kg de farinha de trigo
PARA A CALDA
3 xícaras de açúcar
1 xícara de água
1 vidro de leite de coco
1 envelope de coco ralado
1 envelope de coco em flocos

Em uma tigela grande, misture todos os ingredientes líquidos. Reserve. Em outra tigela, misture 1 xícara da farinha com o fermento. Junte um pouco da farinha restantante à tigela com os ovos e misture. Adicione o fermento misturado com a farinha e mexa novamente. Vá juntando mais farinha aos poucos, mexendo sempre, até obter uma massa. Transfira para uma mesa enfarinhada e sove por cinco minutos. Coloque de volta na tigela e cubra com um pano. Deixe descansar por uma hora ou até dobrar de volume. Abaixe a massa com o punho. Divida a massa em porções e passe pelo cilindro várias vezes, na mesma abertura, até que a massa fique lisa. Afine mais a massa (passe pelo cilindro até o número 3) e reserve na mesa enfarinhada. Com um cortador de pizza, corte a massa em tiras. Faça um nó com cada tira e arrume em uma assadeira. Polvilhe um pouco de farinha para não grudar. Em uma panela com óleo, leve ao fogo médio até esquentar. Frite as massinhas até dourarem de todos os lados. Escorra sobre papel toalha. Coloque em uma tigela bem grande e reserve. Repita a operação até terminar toda a massa. Reserve.
PREPARE A CALDA Em uma panela, leve o açúcar e a água ao fogo médio, mexendo às vezes, até ferver. Pare de mexer e cozinhe até obter ponto de fio forte. Junte o leite de coco e deixe ferver por mais alguns minutos ou até engrossar ligeiramente. Retire a calda do fogo e derrame sobre as massinhas fritas. Misture rapidamente com uma escumadeira, para que a calda fique bem distribuída entre os nozinhos. Vá polvilhando o coco ralado e o coco em flocos aos poucos, mexendo, sempre, para que as massinhas se desgrudem umas das outras. Misture bem. Deixe esfriar completamente (para ter um processo mais rápido, coloque um ventilador próximo à tigela e deixe ventilando até a calda açucarar ligeiramente). Armazene em recipientes bem fechados, por até três dias.

Nenhum comentário: